Ser Templário
O nosso código de Conduta templária baseia-se essencialmente:
- Na evolução espiritual de cada indivíduo;
- No espírito de compaixão cristã, independentemente do seu credo ou origem étnica;
- Na Honra, na Lealdade, na Verdade, na Virtude e na Honestidade;
- Na promoção do respeito e bem-estar dos membros e de toda a Humanidade (mesmo que tal exija sacrifício de si próprio);
- Na orientação do seu trabalho social, humanitário e filantrópico para todos aqueles que sejam afetados pela pobreza, injustiça, conflito e desastre ambiental;
- No combate à ganância, ao egoísmo, à intolerância, à injustiça e à crueldade.
Nestes tempos difíceis, para a sociedade como um todo, surgem cada vez mais pessoas anticristãs, visando a destruição da Fé e dos Valores do Cristianismo, por isso, é imperativo, o regresso dos valores tradicionais católicos, nomeadamente o uso do Latim, como língua unificadora da Santa Igreja Católica, instituindo-se novamente a Missa Tridentina.
Código de Conduta do Templário
Os cavaleiros do Temple “O. T. S. M. A” , são Soldados de Deus e de São Miguel Arcanjo. Como tal devem andar sempre com Deus e ser o mais simples dos mortais. Devem conduzir-se com humildade e ser os mais honrados, os mais nobres, os mais corteses, os mais honestos e os mais cavalheiros.
O Templário deve servir a Ordem e não esperar ser servido por ela. Deve colaborar com o serviço de Deus e não deve esperar recompensa, exceto o saber que isso honra a Ordem com a sua devoção.
O Templário não deve causar nenhuma ferida ou dano a qualquer criatura humana ou outra, seja por ganância, prazer ou vaidade. Pelo contrário, o Templário deve tentar levar a justiça a todos aqueles que não a recebem porque todos são filhos de Deus e a todos Deus concedeu o dom da vida.
Diante de todos os seres o Templário deve demonstrar cavalheirismo, cortesia e honestidade, tendo sempre presente que é testemunha de Deus.
Um Templário deve viver cada dia como um crítico do dia anterior, desta maneira cada amanhecer, será um passo para uma maior nobreza.
Nenhum Templário deverá ofender de forma alguma uma pessoa ou outro ser. Para todos, o Templário deve ser um exemplo de cavalheirismo.
Nenhuma mulher deverá temer um Templário, nem as suas palavras, nem as suas ações. Nenhuma criança deverá padecer desse temor. Nenhum homem, não importa quão rude seja, deverá temer um Templário.
Onde existir debilidade, o Templário deverá levar a sua força.
Onde não existir voz, ali o Templário deverá levar a sua.
Onde estão os mais pobres, ali o Templário deverá distribuir a sua generosidade.
Um Soldado do Templo não pode estar escravizado pelas suas crenças sectárias ou opiniões estreitas. Deus é a Verdade e sem Deus não existe Verdade. O Templário deve procurar sempre a verdade porque na verdade está Deus.
Jamais um Templário deve desonrar outro, porque esta conduta o desonrará e o levará ao descrédito da Ordem.
Na conduta o templário:
– Não deve ser brutal;
– Não deve embebedar-se de forma ofensiva;
– Não deve ser imoral ou amoral;
– Não deve ser covarde ou bestial;
– Não deve mentir ou ter intenções maliciosas;
– Não deve buscar posições de engrandecimento dentro da Ordem. Se contentará com aqueles postos que lhe sejam encomendados para melhor servi-la;
– Não deve julgar ninguém dentro ou fora da Ordem pelas suas posses ou posições sociais. Pelo contrário deve julgar pelo caráter e a bondade ou a falta deles;
– Deve expressar verdadeiros sentimentos aos princípios do Templo e obediência aos seus oficiais, em todas as coisas da Ordem, entendendo que elas são verdadeiras e merecem a dita obediência;
– Deve ser um verdadeiro patriota para a terra, que Deus lhe deu;
– Não deve caçar nenhuma criatura quer por vaidade.
– Não deve matar nenhuma criatura salvo para alimentar-se ou em sua própria defesa;
– Deve manter-se justo e verdadeiro nas justas causas de Deus;
– Não tomará atitude ofensiva contra nenhum homem pela forma como se dirige a Deus, ainda que esta seja diferente ou estranha. Muito pelo contrário o Templário deverá entender como outros se aproximam de Deus;
– Deve sempre ser consciente de que é um Soldado do Templo e fazer sempre com que as suas obras sejam um exemplo para os demais.
Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo Da Gloriam….