A Ordem Templária São Miguel Arcanjo (O.T.S.M.A.) organizou no início da guerra na Ucrânia uma recolha de bens essenciais. À sede da Ordem chegaram contributos muito importantes de Chaves e das aldeias de Soutelo, Cimo de Vila da Castanheira, Dadim, Sanfins, Santa Cruz da Castanheira, Mosteiró, Parada, Polide, Roriz, São Vicente da Raia, Orjais, Aveleda e Segirei, no dia 12 Março de 2022, os quais foram devidamente embalados, separados e catalogados em três grupos: bens alimentares, roupas e mantas e medicamentos, na Capela Templária de São Miguel, situada no Santo Amaro, em Chaves.
Primeiramente, a Ordem foi contactada pela Comunidade Ucraniana, em Chaves, para auxiliar uma família de refugiados ucranianos. Alguns bens foram doados a esta família, que tinha chegado a Valpaços, vinda da Ucrânia. Destacam-se embalagens de fraldas, toalhitas, roupas de criança e de adulto, brinquedos e os mais variados alimentos.
De seguida, a Ordem estabeleceu vários contactos com empresas e entidades no sentido de levar estes bens, onde eles eram verdadeiramente necessários, e que nãoficassem retidos na fronteira da Polónia com a Ucrânia, como era noticiado na