Chaves
Capela Templária São Miguel Arcanjo

Este projeto surgiu de uma enorme fé, crença e devoção a São Miguel Arcanjo, assentando nos pilares da Igreja da Santa Tradição Católica Romana, que desencadeou no Grão-Mestre, Miguel Cunha, o chamamento para criar um espaço dedicado inteiramente ao culto e veneração ao grande General dos Céus – São Miguel Arcanjo!
Após algumas investigações na cidade de Chaves, deparou-se com o facto de não existir nenhum espaço religioso católico romano dedicado ao culto de S. Miguel.

Assim sendo, levou alguns dias em profunda reflexão interior e daí nasceu esta nobre ideia de dedicar um pouco dele à criação e materialização de algo em grande, que permitisse dar a conhecer S. Miguel, a sua mensagem e todo o espírito da Ancestral Ordem do Temple, na qual se verifica na construção da Capela e de todos os elementos interiores e exteriores, que a compõem. Desta forma, pretende-se dar a conhecer o Templarismo e a Santa Tradição Católica, onde se procura a Celebração da Santa Missa Tridentina, e desenvolver o interesse da população oriunda de Chaves e além fronteiras, incentivando à oração e aproximação à Igreja Católica Romana. Pretende-se que este espaço de inspiração Templário-Medieval, depois de estar completamente concluído, transmita a quem o visitar, aquela paz interior tão desejada por todos, que se verifica nos templos ancestrais da Santa Igreja, e uma profunda aproximação ao Divino.
Esta capela, apesar de ser um espaço pequeno, será um lugar carregado de simbologia e inspiração no grande Arcanjo S. Miguel e na Ancestral Ordem Templária. Esta será única no mundo porque tudo o que a compõe, desde a cruz, às pirâmides, aos bancos, ao altar, ao chão e etc., foi desenhado e criado exclusivamente para este espaço, remontando à Era Templário-Medieval. Tudo foi pensado ao ínfimo pormenor, com o intuito não só de criar uma capela de oração e fé, como também uma forma pessoal de Miguel Cunha homenagear S. Miguel e a Ordem do Templo e de todos aqueles que lutaram pela defesa do Cristianismo.
Objectivos
- • Desenvolver o interesse, o culto a S. Miguel e dos valores da Santa Igreja Católica Tradicional;
- • Criar um espaço de oração, reflexão e introspeção interior;
- • Pretende-se a celebração da Santa Missa Tridentina;
- • Adoração Eucarística com vigílias templárias (24h);
- • Comemoração do dia de S. Miguel (29 de setembro);
- • Comemoração do dia de Nossa Senhora da Defesa (18 de Setembro);
- • Dar a conhecer S. Miguel e o todo o enquadramento angélico com palestras e seminários;
- • Sensibilizar e Consciencializar as pessoas para o espírito do Mundo e do Modernismo desenfreado, reconhecendo a necessidade de Deus nas nossas vidas;
- • Permitir que através da capela se possa criar um protocolo com uma instituição de caridade (a definir) para ajudar crianças desfavorecidas e/ou com doenças oncológicas (ONG).
- • Realizar todas as cerimónias pertinentes e necessárias à Ordem Templária de São Miguel Arcanjo (Novenas, consagrações e investiduras).
Projeto Interior Capela Templária São Miguel Arcanjo
